Histórico

O Grupo de Pesquisa em Educação a Distância na Graduação é formado desde 2001 por um grupo multi e interdisciplinar de professores/pesquisadores, que desenvolvem de forma cooperativa e colaborativa, pesquisa em Educação a Distância (EaD). Em 2002 o grupo foi cadastrado no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).  Inicialmente, o grupo estudou a implementação de projetos específicos em Educação a Distância em algumas disciplinas dos cursos de graduação da UNESC. Este cenário possibilitou também, estudar os processos didático-metodológicos, de Gestão e Avaliação da EaD, em disciplinas da Graduação.  

Atualmente, o Grupo de Pesquisa busca implementar projetos de pesquisa tendo como objeto de estudo o processo ensino-aprendizagem na modalidade de EaD em disciplinas da Graduação, Especialização, em projetos de extensão e atividades complementares. Para tanto, outras ações se mostraram necessárias como:

  • Fomentar a cultura da EaD como uma modalidade de educação na graduação e na formação continuada/aperfeiçoamento e especialização;
  • Elaborar, executar e avaliar proposta didático-metodológica utilizando os novos recursos tecnológicos na modalidade de EaD;
  • Realizar pesquisa científica na área;
  • Desenvolver e aperfeiçoar o material didático produzido no contexto colaborativo pelos professores e integrantes do grupo de pesquisa;
  • Ampliar o desenvolvimento de material didático para outras áreas do conhecimento;
  • Pesquisar recursos tecnológicos inovadores como suporte à produção de objetos de aprendizagem;
  • Avaliar os processos institucionais;
  • Socializar a produção do conhecimento com a comunidade científica.

Para o desenvolvimento do projeto financiado pelo edital 2005-2007 (UNESC) intitulado: “O processo ensino e aprendizagem na graduação na modalidade de Educação a Distância, com ênfase nos conceitos matemáticos” o Grupo organizou-se sob quatro linhas de pesquisa inter relacionadas que são:
  • A Aprendizagem Matemática na modalidade de Educação a Distância: Estratégias Pedagógicas, os Meios e a Linguagem na Produção do Material Didático para a Internet;  
  • Construção do Conhecimento: Concepções Epistemológicas e Estratégias Pedagógicas em Educação a Distância;
  • Tecnologias de desenvolvimento: Construção de Objetos de Aprendizagem;
  • Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem na Educação a Distância.

Os avanços e resultados alcançados ao longo destes dois anos de pesquisa encaminharam a organização do GP para novas propostas cujo projeto de pesquisa é financiado pelo edital 2008-2010 (UNESC) nas quatro linhas de pesquisa a seguir:
  • A Aprendizagem Matemática na modalidade de Educação a Distância: Estratégias Pedagógicas, os Meios e a Linguagem na Produção do Material Didático para a Internet;
  • Construção do Conhecimento: Concepções Epistemológicas, Estratégias Pedagógicas e Avaliação da Aprendizagem em Educação a Distância;
  • Tecnologias Digitais: Construção e aplicação de recursos e instrumentos de suporte às arquiteturas pedagógicas;
  • Avaliação na Educação a Distância: técnicas, instrumentos e critérios no processo de ensino e aprendizagem.